quarta-feira, 14 de abril de 2010

Britânicos recorrem ao Facebook para convocar eleitores às urnas


Voltando a falar nos britânicos, os funcionários dos serviços eleitorais britânicos recorreram ao Facebook para levarem mais pessoas às urnas nas eleições nacionais de 6 de maio. Diante de uma queda expressiva de comparecimento nas últimas eleições - com baixo índice de comparecimento principalmente entre jovens com idade entre 18 e 24 anos - a Comissão Eleitoral se utilizou de uma estratégia interessante para facilitar o registro e convocar os cidadãos a participarem nas eleições: todos os visitantes do site de redes sociais seriam perguntados no sábado (10) se já estão registrados para votar. E caso não estivessem, seriam encaminhados ao site da comissão, onde poderiam fazê-lo. Afinal, se a pessoa não estiver registrada não poderá votar. Conforme o que foi informado pela Comissão Eleitoral britânica e exposto na matéria, os jovens estão entre os maiores usuários de Facebook e, tradicionalmente, são o grupo mais difícil de persuadir a votar. Segundo o estudo da Comissão, os cidadãos mais jovens não tendem a considerar o voto como um dever cívico. No entanto, a campanha não se destina apenas aos jovens. Richard Allan, diretor de políticas públicas do Facebook, informou que o site tem 23 milhões de usuários no Reino Unido, de todas as idades e formações. “Portanto, estamos posicionados de forma especialmente favorável para atingir eleitores não registrados", disse. Esta eleição britânica está sendo considerada como a "primeira eleição de Internet no Reino Unido", pois, os principais partidos têm adotado e-mail e outras ferramentas da web nas campanhas.
Isso mostra como os sites redes sociais podem ser úteis para mobilização, para disseminar idéias, etc. ao permitir uma comunicação direta e rápida com as pessoas conectadas nos sites de redes sociais e pelos sites de redes sociais.

O Facebook se tornou um dos vícios dos britânicos. O que pode ser confirmado com uma pesquisa encomendada por Eve Atkins, fundadora do site de vendas Offers Supermarket, que mostrou que os britânicos consideram o Facebook como a melhor invenção da década. A pesquisa que consultou mais de mil britânicos sobre quais são as três melhores invenções da última década revelou uma lista dos dez mais citados, na qual estão inclusos, além do Facebook,em primeiro lugar, o Twitter, em terceiro lugar, o GPS – sistema de posicionamento global – em quinto, o Youtube,em sétimo, entre outros. Não foi por acaso que a Comissão Eleitoral britânica recorreu ao Facebook para convocar os eleitores! Afinal, os britânicos estão “reunidos” no Facebook.

Fontes:

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI4372072-EI4802,00-Britanicos+recorrem+ao+Facebook+para+levar+pessoas+as+urnas.html

http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/britanicos-elegem-facebook-a-melhor-invencao-da-decada-20100226.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário