quarta-feira, 21 de abril de 2010

Por que paródias de Hitler foram vetadas no YouTube?


Muitas pessoas ainda não compreendem o motivo que levou o YouTube a não exibir mais algumas paródias de Hitler, inspiradas no filme A Queda, lançado em 2004. A Eletronic Frontier Foundation (EFF) alega que vídeos contendo paródias estão sendo retirados do ar, devido ao sistema Contend ID. Esse sistema teria sido originado pelo YouTube, a partir de uma solicitação da indústria audiovisual, para verificar se há a exibição de imagens que possuem direitos autorais. Por enquanto, algumas paródias do filme ainda podem ser vistas, mas parecem estar com os dias contados.

Interessante é percebermos que, de acordo com a matéria, a produtora Constantin Films se sentiu incomodada e resolveu reivindicar os direitos autorais dos vídeos dessas paródias, porém, o próprio diretor já havia declarado que as paródias de seu filme são engraçadas, e que se divertia bastante assistindo-as. Dessa forma, toda essa situação gera um certo paradoxo, ao levarmos em conta que já faz tanto tempo que o filme foi lançado e que a veiculação das paródias acabava servindo para promover o filme, de maneira que as pessoas ficavam curiosas para compará-las às cenas originais. Então, faz algum sentido vetar, agora, os vídeos das paródias? De que maneira o conteúdo mostrado trazia prejuízos ao filme?


Um comentário:

  1. As paródias são muito boas mesmo, já vi algumas, e acredito que vetar isso não é bom, uma vez que disperta a vontade de ver a cena original, como citam na matéria. A seriedade de Hitler e a lembrança do que ele causou , vão ser sempre retratados, com e sem humor, desde campanhas de combate a DST a paródias no You tube.

    ResponderExcluir