domingo, 25 de abril de 2010

Redes sociais de nicho: elas sobrevivem?



Tendência há alguns anos, as redes sociais de nicho começam a ter um alcance expressivo dentro da web 2.0 e já se estendem, em todo o mundo, com o objetivo de atender as necessidades de grupos específicos com interesses em comum. Mas, no entanto, tais redes vêm enfrentando o desafio de sobreviver a um mercado dominado pelas grandes mídias sociais com milhões de usuários, como o Orkut, Facebook e Twitter.

Discutindo o tema, a revista veja destacou o caso do Yahoo, um dos maiores gigantes da web, que anunciou em 2008 o fim do Kickstart, rede social de caráter profissional. O site foi fechado após ser ‘engolido’ pela avalanche Linkedin, com cerca de 45 milhões de pessoas cadastradas. Hoje, o site de perfil corporativo está avaliado em 1 bilhão de dólares. Já o Kickstart foi direcionado a um produto similar no Yahoo – o HotJobs!

Contudo, na matéria da revista, a pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Raquel Recuero, afirma que as redes de nicho podem sim sobreviver na web desde que adotem plataformas participativas que realmente utilizem o site para manter contato. E acrescenta ainda, que a grande problemática esta na questão da sobrecarga de redes sociais.

Diante disso, as redes sociais de nicho precisam se dedicar a desenvolver elementos que proporcionem a eficiência do serviço, despertem o interesse do usuário em interagir com os demais participantes e apresentem informações específicas que não serão encontradas em qualquer outro site. Passando assim, a ter alguma chance na escolha das plataformas sociais, que preferencialmente incidem sobre as redes maiores, bem estruturadas, com inúmeras funções e com laços de amizade consolidados, deixando em segundo plano, sites participativos de grupos específicos.

Vale ainda lembrar, que as redes sociais de hoje, com seus milhões de usuários também tiveram que trabalhar em suas plataformas, desenvolvendo mecanismos e inovações que despertassem o interesse de novos integrantes até atingirem a popularidade da internet e se tornarem grandes redes.



Conheça outras redes sociais de nicho


byMK
Rede social brasileira de Moda e Estilo, gratuita. Os usuários da rede têm a oportunidade de viver a experiência de criar seus próprios looks com as peças que são colocadas no site pelos parceiros ou que são capturadas da Internet pelos próprios usuários, podendo compartilhar opiniões, criar contatos e exercitar sua criatividade. Todas as imagens de itens e looks criados pelo usuário podem ser compartilhadas, possibilitando total interação.
http://www.bymk.com.br/

Livemocha
Rede social internacional onde os usuários podem aprender línguas através de lições audiovisuais, além de dicas e comentários enviados por outros usuários. A maioria dos cursos são gratuitos, mas existem opções pagas. Em alguns cursos há recursos adicionais, como tutores oficiais e possibilidade de download de arquivos e textos. A rede disponibiliza cursos de Inglês, Italiano, Espanhol, Português (Brasil), Francês, Híndi, Alemão, Islandês, Mandarim, Japonês e Russo
http://www.livemocha.com/

MovieMobz
Rede social brasileira dedicada aos cinéfilos. Nela você pode conhecer pessoas novas, listar seus filmes favoritos, trocar informações, escrever críticas e formar MovieClubes. A partir do catálogo, pode escolher o que deseja assistir na telona - entre títulos independentes e clássicos, já digitalizados - e ainda pode mobilizar a comunidade para levar o filme de sua preferência ao cinema mais perto de você.
http://www.moviemobz.com/

Skoob
Rede social onde você diz o que está lendo, o que já leu e o que ainda vai ler, seus amigos fazem o mesmo e assim, todos compartilham suas opiniões e críticas.É também um lugar para fazer novos amigos, tem muita gente que gosta dos mesmos livros que você, nosso papel é ajudá-lo a encontrar essas pessoas e saber quais são suas dicas para a sua próxima leitura.
http://www.skoob.com.br/

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