domingo, 25 de abril de 2010

Solidariedade na rede

Foi lançado no início do mês de março o Veia Social, um site de relacionamento segmentado para doadores e receptores de sangue. A interessante iniciativa - que tem como objetivo estimular a doação de sangue por meio de redes sociais - promove interação e facilita o encontro entre as partes envolvidas na doação de sangue e se mostra um importante meio de mobilização. O projeto sem fins lucrativos foi idealizado por Lula Ribeiro e Laila Sena e site foi desenvolvido pela Prime Web Consulting, empresa carioca de consultoria e marketing na internet.
A rede social, que une doadores e receptores de sangue em todo o Brasil, apresenta recursos já conhecidos das redes sociais famosas através dos quais o internauta cria o seu perfil, pode fazer e adicionar amigos, administrar e entrar em comunidades e deixar depoimentos. Além disso, é possível incluir álbuns de fotos, vídeos e até criar um blog para compatilhar histórias de doação ou receptação de sangue. O usuário pode ainda integrar a conta no Veia Social com uma conta no Twitter. A rede social ainda possui um blog, comandado pelos administradores do site. Nele, são anunciados campanhas e novidades na área.
Podem ser encontradas informações sobre como se tornar um doador, locais onde ocorrem as coletas de sangue e um espaço para pedidos de doação. Os usuários que efetuarem um pedido de doação devem completar um formulário - informando o local, tipo de sangue que precisa e os dados necessários para que os voluntários possam ajudar - e todos os dados são analisados e encaminhados para os canais de comunicação da rede. Assim como as ações da instituição são divulgadas em redes sociais, as solicitações de doação são publicadas em um post no Veia Social e encaminhada para o perfil oficial da instituição no Twitter e no Facebook.
Conforme exposto em uma matéria no site IDG Now!, atualmente a rede social possui cerca de 300 membros, mas a estimativa de seus criadores é de que até outubro deste ano a rede já esteja com 2500 participantes de todo o País. Para fazer parte da rede social, é necessário preencher um cadastro no site.

O Veia Social contribui para fortalecer o engajamento das pessoas com relação à doação de sangue na medida em que permite que os internautas compartilhem experiências, discutam o assunto e, assim, conheçam mais sobre ele. É um site de relacionamento que surge para facilitar a comunicação entre as pessoas que querem ajudar e que precisam de ajuda.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário