domingo, 6 de junho de 2010

Tweets referentes aos presidenciáves atingem cerca de 5 milhões de twitteiros


Segundo o levantamento da empresa E.Life, pedido pela equipe do G1, em uma semana – de 25 a 31 de maio – os tweets que se referiam aos três principais pré-candidatos à presidência da republica, atingiram potencialmente até 5 milhões de usuários. Até à tarde da ultima quarta-feira (2), a página de Dilma no Twitter tinha 73.397 seguidores; a de Serra, 244.091; e a de Marina, 55.290. Número de seguidores dos candidatos no microblog pouco influenciou no total de citações que se tornou acessível aos milhares de usuários. O que realmente promoveu o grande alcance dos posts foram os comentários variados sobre os mesmos e os re-tweets.
Sobre Dilma Rousseff do PT, os posts no microblog atingiram quase 1.747.000 twitteiros no período avaliado. Mensagens em que o assunto era José Serra do PSDB chegaram a um estimado numero de 1.580.000 usuários, enquanto aqueles que citavam Marina Silva do PV atingiram 1.630.000 perfis.
A pesquisa da E.Life (a maior, em território brasileiro, especializada em gestão de mídias sociais) evidencia que muitos usuários que postam sobre o assunto repetem a temática, ou seguem mais de um candidato, e o número concluído pelo trabalho contabiliza essas repetições.
O que pôde ser observado não só pela E.Life, mas também pelo Ibope Mídia, que produziu uma pesquisa de mesmo teor no período de 24 de abril a 24 de maio, foi exatamente, que os internautas estão muito ativos no sentido de falar sobre os temas do noticiário que envolve os presidenciáveis; e que os re-tweets são constantes e de enorme alcance, mas que os twitteiros não são motivados a fazer ou responder as estimativas da corrida presidencialista.

Perfis analisados: @dilmabr, @joseserra_ e @silva_marina

Mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário