domingo, 6 de junho de 2010

Palestra de Marcelo Tas retrata a importância das redes sociais no atual contexto da comunicação digital


O programa Diálogos Universitários recebeu, na última quarta-feira (dia 2/6), o jornalista Marcelo Tas (CQC) para uma palestra na Reitoria da UFBA, sobre "Redes Sociais: virtudes e efeitos colaterais na nova comunicação digital". Além do jornalista, o evento contou com a participação do Professor Doutor em Comunicação e Tecnologia da UFBA, André Lemos, da Gerente de Responsabilidade Social da Souza Cruz, Simone Veltri e da Diretora Presidente da Produtora Júnior da Faculdade de Comunicação da UFBA, Adriana Santos.

Quem esteve presente no evento conseguiu ter um panorama das mudanças que a comunicação digital proporciona, trazendo consigo noções de interatividade, velocidade, quantidade e mobilidade. Segundo Tas, as redes sociais configuram um papel importantíssimo nesse processo, pois evidenciam virtudes da era digital, como o seu aspecto colaborativo, a transparência, o seu caráter de atualidade e o fato de saber ouvir.

É interessante notarmos que essa última virtude, o saber ouvir, é uma das principais colaborações da comunicação da era digital, porque o fluxo das informações não se dá num único sentido, estabelecendo uma relação de reciprocidade entre os indivíduos. Essa nova forma de ligar as pessoas, através das chamadas redes sociais, promove uma interatividade, onde as pessoas possuem vínculos de acordo com interesses comuns, o que contribui para o aperfeiçoamento de assuntos ali veiculados, com a grande circulação de informações e opiniões, sobretudo quando passamos para uma dimensão mais abrangente, que envolve interesses de ordem pública e quando pode servir como estratégia de aproximação com clientes, no momento em que analisamos a sua influência no mundo empresarial, uma tendência que já foi bastante abordada aqui no blog.


Para maiores informações a respeito da palestra com Marcelo Tas, acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário