terça-feira, 11 de maio de 2010

Protesto contra lei anti-imigração chega ao Twitter e Facebook

Milhares de pessoas aproveitaram as habituais comemorações do mês de maio, que homenageia o trabalhador, em dezenas de cidades, para marchar contra a nova lei de imigração do Arizona, promulgada pela governadora republicana Jan Brewer na semana passada e que entrará em vigor dentro de dois meses.

Mas, os protestos contra a lei anti-imigração chegaram às redes sociais Facebook e Twitter, onde é possível achar grupos e mensagens contra a norma que permite a polícia do Estado deter qualquer suspeito de ser imigrante ilegal.

No Facebook é possível encontrar dezenas de grupos que expressam sua rejeição à lei, muitos deles com a cara da governadora Jan Brewer e a suástica nazista. No total, são milhões de pessoas que decidiram manifestar através desta rede social sua rejeição à lei SB1070; entre os mais numerosos está um grupo nova-iorquino que congrega cerca de 1,5 milhão de opositores.

Um dos mais originais é "Sim, sou hispânico. Não, o senhor não precisa ver meus papéis", criado por Guillermo Hernández, um hispânico radicado no Arizona, e que conta com 25 mil seguidores.

Menores são os grupos que pedem o boicote econômico, que congregam milhares de pessoas. Não ir às compras nesse estado dos EUA, apoiar que a governadora republicana Jan Brewer não possa viajar ao México e transferir eventos esportivos destacados que têm lugar no Arizona são algumas das sugestões dos internautas.

Outro grupo pretende transformar o dia 23 de maio no Dia Mundial do Boicote Econômico ao Arizona. Por enquanto, ele conta com 694 seguidores.

O Twitter, outra grande rede social, não tinha hoje nem a lei nem o boicote econômico entre os temas que protagonizam a maioria de suas mensagens, mas uma busca permite ver que o Arizona seguia estando presente nas mensagens dos internautas.

No Twitter da governadora Brewer aparecem links para sua conta no YouTube e para notícias onde explica sua postura a favor da lei, mas não fala das mensagens de rejeição que a esta altura alguns usuários a dirigem.

De acordo com os números oficiais do México, os visitantes mexicanos deixaram US$ 244 milhões no Arizona no ano passado; reciprocamente, o número foi similar.

Segundo as estatísticas, o número de visitantes entre o Arizona e o México - nos dois sentidos - foi de 15,4 milhões de pessoas em 2009.

Lins relacionados:

http://www.estounamidia.com.br/guide_257047_Protesto-contra-lei-anti-imigracao-chega-ao-Twitter-e-Facebook.html

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/05/mais-de-100-mil-pessoas-protestam-nos-eua-contra-lei-anti-imigracao-do-arizona.html

http://www.publico.pt/Mundo/milhares-de-norteamericanos-protestam-contra-nova-lei-de-imigracao-do-arizona_1435057


Nenhum comentário:

Postar um comentário