segunda-feira, 29 de março de 2010

Pesquisa mostra sobre influência no Twitter


No site da revista Info podem ser encontradas algumas informações sobre uma pesquisa em relação ao Twitter, realizada por um grupo do instituto Max Planck, na Alemanha, que investigou a relação entre alto número de seguidores e influência na rede. Os pesquisadores vasculharam todas as contas do twitter e analisaram, por um mês, tudo que é postado no serviço de microblog. A primeira verificação foi que poucos tuiteiros podem ser considerados ativos.
De mais 80 milhões de contas, 57 milhões de pessoas mantêm seus perfis atualizados no serviço de microblog, alimentando-o diariamente com algum conteúdo. O número decresce ainda mais quando se leva em consideração as contas que não possuem um nome válido que possa ser retuitado por outros.
O pesquisador brasileiro Fabrício Benevueto afirma, na matéria da Info, algo interessante sobre a propagação da informação: "alguns usuários possuem muitos seguidores, mas não necessáriamente são muito retuitados ou mencionados, ou seja, apesar de terem muitos seguidores nem tudo o que dizem é conteúdo que é passado para frente".

A conclusão a que chegou a análise científica é que não importa a quantidade de pessoas que os leêm, e sim, "o quê" se diz e "como" se diz, por isso, o número de seguidores não está necessariamente relacionado a uma maior repercussão na rede do Twitter, e este fenômeno foi denominado "falácia do um milhão de seguidores". Assim, para os pesquisadores, a influência no Twitter estaria baseada no tripé "seguidores", retuítes" e "menções".
Alguns dos mais "influentes" segundo a pesquisa são citados em:






Nenhum comentário:

Postar um comentário